terça-feira, 3 de julho de 2012

MEFIBOSETE - Historia


Para o Senhor não existe diferença entre as pessoas! Somos todos iguais. Não importa a cor, a raça, altura, o peso, a idade, o dinheiro. E você também é assim com suas crianças?


Ler: 1 Samuel 20: 12-17; 2 Samuel 4: 4; 9 : 1-13.

Versículo para DECORAR: " O Pai que está no céu não quer que nenhum deste pequeninos se perca". ( Mt 18.14)

APLICAÇÃO: Ensinar que devemos demonstrar bondade para com as pessoas diferentes.

Viram como Davi tratou bem Mefibosete? Ele não se importou com o fato dele ter problemas físicos.
Se você conhece alguém assim, procure ser bom para ele. Se você encontrar alguém na rua com algum problema físico, não fique apontando o dedo e nem rindo. Isso é pecado e deixa Deus triste, porque ele ama todas as pessoas.
Agradeça a Deus porque Ele lhe ama da maneira que você é.


Introdução

(Professor, converse com as crianças a respeito de pessoas que tem problemas físicos, de acordo com o contexto da sua igreja. Enfatize que não devemos rir delas, pelo contrário, se possível, ajudá-las).

Desenvolvimento

A Bíblia nos fala de muitas pessoas com problemas físicos. Algumas não podiam andar, outras eram cegas, surdas, ou tinha, doenças para as quais não havia cura.
Quando Jesus, o Filho de Deus, andou aqui na terra, Ele curou todos aqueles que o procuraram.
Mas a história que vamos ouvir hoje não foi no tempo de Jesus, aconteceu muito antes, no tempo do rei Davi. Quem se lembra de alguma história sobre Davi? Lembram-se que Davi tinha um grande amigo que se chamava Jônatas? Ele era filho do rei Saul. Certa vez Davi e Jônatas fizeram uma promessa um ao outro. Jônaras disse a Davi: "...se eu morrer, trate minha família com bondade...". Davi concordou.   
Jônatas e seu pais tiveram que ir para uma guerra e ali mesmo eles morreram, Por causa disso, a família de Jônatas teve que fugir do palácio, porque algumas pessoas queriam matá-la. Jônatas tinha um filho de cinco anos de idade; ele se chamava Mefibosete. Na fuga, a babá de Mefibosete saiu correndo com ele no colo. Ela escorregou e o deixou cair. Ele quebrou os dois pezinhos. Naquele tempo não havia gesso para colocar nos pés, por isso ele nunca mais pôde andar.
Passados alguns anos, quando Davi já era o rei de Israel, ele se lembrou da promessa que fez a seu amigo Jônatas. Então, mandou chamar um homem que trabalhou para a família de Jônatas. Davi disse a ele: "Será que alguém da família de Saul está vivo? Se está, eu quero fazer alguma coisa por essa pessoa, por causa de Jônatas" (2 Sm 9:1). O servo respondeu: "Sim, existe um filho de Jônatas. Ele é aleijado dos dois pés". Davi mandou buscar Mefibosete na mesma hora.
Quando ele chegou perto do rei, ficou com medo de que Davi fosse lher fazer algum mal, mas Davi disse: " Não fique com medo...eu serei bondoso com você por causa de Jônatas, o seu pai. Eu lhe darei de volta todas as terras que pertenciam a seu avô Saul, e você será sempre bem-vindo à minha mesa. Mefibosete já era casado e tinha um filho pequeno. Davi convidou toda a sua família para morar no palácio. Mefibosete ficou muito feliz e agradeceu a Davi por sua grande bondade.

Desenvolvimento
Viram como Davi tratou bem Mefibosete? Ele não se importou com o fato dele ter problemas físicos.

Se você conhece alguém assim, procure ser bom para ele. Se você encontrar alguém na rua com algum problema físico, não fique apontando o dedo e nem rindo. Isso é pecado e deixa Deus triste, porque Ele ama todas as pessoas.
Agradeça a Deus porque Ele lhe ama da maneira que você é.

(Fonte: Editora Cristã Evangélica)  -  Quando as crianças aparecem (6)  

IDÉIAS:

Leve muletas ou cadeira de rodas, para contar a história, depois deixem as crianças andarem nela para elas virem como é difícil andar assim. Mas mesmo com muletas ou com algum problema físico, Deus nos ama igualmente.





Retirado do blog:
http://blogtiale.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário